sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tipos Sanguineos

Diversidade Sanguínea

O nosso assunto dessa vez é o Sangue, mais especificadamente os tipos sanguíneos, e o seu papel no HTML HUMANO. Sim, vamos ficar falando do HTML HUMANO, também conhecido como código genético mas para nós do Bio Web é HTML Humano, provavelmente só vamos mudar de assunto no ano que vem. Voltando ao assunto, o sangue é um liquido de extrema importância que percorre nossas artérias e veias através do nosso sistema circulatório, mas você sabia que nem todos os sangues são iguais? Vamos falar sobre esses tipos e seu papel no HTML, papel este notório, resumindo, vamos explicar ou complicar, e mostrar como descobrir os tipos sanguíneos através dos pais.

Introdução

Antes de falarmos dos tipos sanguíneos vamos especificar o que é sangue, por mais que sua aparente cor seja vermelha, quando observado por meio de um microscópio, é possível verificar sua formação se dá por um liquido amarelo, sim amarelo e não vermelho, esse liquido amarelo é chamado plasma onde nele flutuam um aglomerado de células ( glóbulos) brancas e vermelhas, os glóbulos vermelhos são os responsáveis pela cor avermelhada do sangue, no sangue tem também água, proteína, glicose e sais minerais. Esse liquido condutor é diferente para cada grupo de pessoas, ao todo, são 4 tipos sanguíneos existente os tipos A e O que são os mais comuns e os tipos AB e B que são mais raros.

Compatibilidade sanguíneas

            Os grupos sanguíneos são definidos pela presença ou ausência dos antígenos, as proteínas, na superfície das

hemácias, também conhecidas por células vermelhas ou glóbulos vermelhos, e também são definidos pelos anticorpos que produzem no contato com outras tipagens de sangue. De acordo com o sistema ABO, criado em 1901 por Karl Landsteiner (1868-1943), o sangue das pessoas é tipo A, B, AB ou O. Em uma transfusão, o sangue do doador precisa ser compatível com o do receptor porque o sistema de defesa deste tolera apenas os antígenos de hemácias do mesmo tipo das suas (leia o quadro abaixo). Até que os pesquisadores reconhecessem os tipos sanguíneos, muitos pacientes morriam depois de uma transfusão.

            As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.
Já, pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB. Os sangues combinam-se da seguinte forma:


O que é o fator Rh

Além disso, existe o fator Rh, que determina se o tipo de sangue é positivo ou negativo influencia na compatibilidade sanguínea. Assim, pessoas com sangue positivo podem receber de pessoas com qualquer Rh, mas só podem doar para outras com sangue positivo. Enquanto se o sangue tiver Rh negativo pode doar para pessoas com sangue positivo ou negativo mas só podem receber negativo.


Calculando a compatibilidade (básico e com ausência do fato Rh)


  • Qual a probabilidade de nascer um filho do tipo sanguíneo AB com pais do tipo sanguíneo AB?





Primeiro vamos ligar cada I do pai com o I da mãe. Da seguinte forma, o 1º I do pai com o 1º I da mãe, e depois o 1º I do pai com o 2º I da mãe. Em seguida iremos ligar o 2º I do pai com o 1º I da mãe e por ultimo o 2º I do pai com o 2º I da mãe.


   Apos fazer a ligação vamos multiplicar da seguinte forma, IA x IA = A. Assim teremos as seguintes combinações 



R: A probabilidade de nascer um filho com o tipo sanguíneo AB é de 50% (1/2)

Caso você deseja ter um resultado mais rapido e prático é só clicar AQUI

Conclusão

    Uma vez que os portadores do sangue O podem doar sangue para todos os grupos do sistema ABO, estes são considerados doadores universais. Já os indivíduos AB que podem receber sangue de qualquer grupo são conhecidos como receptores universais. Contudo, na realidade estas expressões podem ser utilizadas somente quando associadas ao fator Rh. Sendo assim, o verdadeiro doador universal é o indivíduo que possui sangue O Rh-, enquanto que o verdadeiro receptor universal é quem possui sangue AB Rh+.

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário